Bomba injetora, manutenção preventiva

postado em 23/01/2013 03:04 por Cezar Tecdiesel   [ 25/01/2013 01:28 atualizado‎(s)‎ ]
A manutenção preventiva diária se estende também a bomba injetora. 
Além de verificar o nível de óleo lubrificante, a cor da água (ferrugem na água do radiador), nível de água do radiador, calibragem de pneus, lavar o para brisas.
No caso da bomba injetora é necessário verificar e fazer o dreno do filtro de combustível em maios ou menos 100/200 ml antes de ligar o motor pela manhã.
Este dreno vai retirar a água que foi depositada lá,(reação química ou condensação) durante a noite e no dia anterior de trabalho, vai impedir que entre resíduo sólido na bomba injetora evitando seu desgaste prematuro.
O tanque de combustível deve ser mantido cheio constantemente, e ao final no expediente de trabalho, em viagens longas, deve ser completado a cada 3 horas.
Uma bomba injetora com esta pratica de manutenção preventiva chega a durar 12 anos, se for em linha e rotativa até 8 anos. (correia dentada tem que estar em ordem)
Empresas de ônibus como COMETA e ITAPEMIRIM conseguem esse tempo de duração nas peças de maior desgaste na bomba injetora, também em frota de veículos médios, Vans e Caminhões toco 3/4.
Acima um exemplo de como fica uma bomba injetora sem este tipo de procedimento.
Lembre-se também de que o seu veículo vai ficar parado por algum tempo para reforma da bomba injetora diesel a um custo muito alto, considere o custo da bomba injetora+dias sem faturar +motorista parado.
Não adianta e não é aconselhável e até prejudicial colocar filtro tipo Racor antes do filtro original de fábrica em função de provocar maior sobrecarga de trabalho na bomba alimentadora e durante a injeção.
O volume de óleo diesel será menor se o Racor entupir ou logicamente ele estará assim porque não foi drenado diariamente.
Comments